no

Vinte estados têm taxas de ocupação de camas abaixo de 50%

O Ministério da Saúde informou que, pela primeira vez desde o início da nova pandemia de coronavírus, 20 estados brasileiros têm uma taxa de ocupação de leitos Covid-19 substandard a 50%. Os dados incluem leitos clínicos e Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A taxa de ocupação, de acordo com a entidade, é considerada typical e é resultado do avanço da vacinação no país.

“Na prática, isso significa que a rede hospitalar nesses estados está menos congestionada e registra menos casos graves ou muito graves de Covid-19, ou seja, condições que exigem hospitalização e intervenção médico-hospitalar”, disse o ministério em comunicado.

Os seguintes estados têm taxas de cama abaixo de 50%: Acre, Pará, Amazonas, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, São Paulo e Santa Catarina.

Os estados de Goiás, Paraná e Rio Grande do Sul estão na zona de alarme, com taxas entre 51% e 69%. O Rio de Janeiro está localizado na área de emergência, com índice de 70% a 80%. O estado de Roraima continua sendo uma área tomb, com ocupação entre 80% e 94%.

Não foram divulgados dados para o estado do Amapá e Distrito Federal.

A pesquisa foi consolidada pelo Ministério da Saúde a partir de informações dos serviços estaduais de saúde.

Dados de vacinação

Até o momento, 187 milhões de vacinas contra Covid-19 foram administradas, das quais 128,4 milhões são a primeira dosage. 59,1 milhões de pessoas completaram o programa de vacinação, com segunda ou dosage única. O ministério alerta que é necessário voltar aos locais de vacinação para a segunda dosage.

“A medida fortalece o sistema imunológico e reduz as opportunities de infecções graves e, principalmente, de morte pela doença, contribuindo diretamente para a redução da ocupação de leitos e domínio da pandemia no Brasil”, afirmou a agência em nota.

EBC

Escrito por Bonfim Notícias

Saiba se Salvador da novela Império matou a namorada

Filmes da Sessão da Tarde desta semana: o que vai passar de 30/8 a 3/9