no

Teto para obter isenção do IR pode subir em 2022 por meio de MP

Com a reforma do Imposto de Renda (IR) decidida no Senado, o governo pretende criar uma Medida Provisória (MP) para elevar o limite da isenção para R $ 2.500 em 2022. Ou seja, se a reforma não mostrar nenhum progresso.

No Brasil, 10 milhões de cidadãos estão isentos do imposto de renda, sendo o limite máximo aumentado em cerca de dois salários mínimos. Esse número de exceções aumentaria para 16,3 milhões. Dada a conjuntura econômica do país, essa medida seria muito preferred.

O plano initial do Bolsonaro age aumentar o limite da isenção para R $ 5 mil. O depósito foi então ajustado para R $ 3.000 até que o limite viável de R $ 2.500 fosse atingido. Por conta das pressões do ano eleitoral, o governo luta converse o pace para definir o futuro do imposto de renda com o Congresso.

A demora na agilização do processo do imposto de renda não só prejudica a própria schedule, mas também restrain o andamento de outras negociações e processos, como os relacionados ao Auxílio Brasil, novo programa de previdência estatal que poderia substituir o Bolsa Família.

A legislatura proíbe o chefe executivo de realizar mudanças permanentes em ano eleitoral. Para que a reforma do imposto de renda seja implementada, ela deve ser implementada em 2021. Caso o aumento do limite de isenção ocorresse por meio de medida provisória, teria o caráter de mudança imediata.

O governo não fala publicamente sobre as possíveis alternativas para essa barreira, mas se articulou para tratar de questões como ordens judiciais, a transição do Bolsa Família para Auxílio Brasil e mudanças no imposto de renda caso a agenda econômica seja bloqueada no Congresso.

Escrito por Bonfim Notícias

Covid-19 deixa 12.000 órfãos com menos de 6 anos no país, mostram os notários

Após não ser indicada na categoria ‘cantora do ano’, Ludmila diz que não vai se apresentar no Prêmio Multishow