no

Privatização da Petrobras é sugerida pelo presidente da Câmara

Em meio à alta dos preços dos combustíveis e à polêmica sobre a política de preços da Petrobras, o presidente da Câmara dos Deputados Arthur Lira (PP-AL) chegou a propor a privatização da estatal. A sinalização veio em entrevista concedida à Rádio CNN na última quarta-feira (13 de outubro).

Lira afirmou que o fato de a Petrobras dar prioridade ao pagamento de dividendos é incompatível com o papel de uma estatal. Em seu discurso, o presidente da Câmara fez uma pergunta retórica: “Então não seria privatizar a Petrobras?”

Segundo Lira, a atual política da Petrobras não é pública nem totalmente privada, ela apenas escolhe as melhores vias para adquirir recursos e distribuir dividendos. Com base no Palácio do Planalto, Lira também criticou e apontou os valores dos impostos cobrados nos estados como os vilões da alta do preço dos combustíveis.

Esse imposto é denominado Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços – ICMS e, segundo Lira, está circulando na Câmara uma proposta que visa alterar a forma de cobrança do ICMS nos estados e manter valiance fixo.

A política de cobrança do ICMS calcula a variação do preço do combustível nos últimos 15 dias. No caso da proposta discutida na Câmara, porém, o cálculo seria feito com base nos últimos dois anos.

No entanto, segundo Lira, a proposta não é realizar com que os estados parem de arrecadar.

Escrito por Bonfim Notícias

Falecido há quase dois anos, Gugu Liberato passa a dar nome a túnel em São Paulo

Juliette Freire causa espanto com participação no ‘BBB22’