no

Os pesquisadores desenvolveram teste covid-19 com saliva e luz

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlo (UFSCar) desenvolveram uma nova tecnologia de teste para avaliar o diagnóstico de Covid-19 a partir da saliva por meio da luz. A redação foi feita por uma equipe do Laboratório de Bioanálise e Eletroquímica da instituição de ensino. Os pesquisadores adotaram uma técnica chamada eletroquimioluminescência entre os especialistas.

De acordo com essa técnica, sinal elétrico é aplicado à saliva do paciente. Se o vírus estiver presente na saliva de uma pessoa, esse sinal produz uma reação química e mostra o resultado em forma de luz vermelha, indicando o diagnóstico. Se o dispositivo utilizado não acender, o diagnóstico é negativo.

Segundo os pesquisadores, o resultado do diagnóstico é possível em uma hora e tem acurácia semelhante ao teste laboratorial RT-PCR. O teste indica a presença ou ausência do vírus e a carga viral. Outra vantagem apontada pelos autores da pesquisa é a análise de 20 amostras simultaneamente.

O dispositivo usado para o teste também pode ser conectado a um mobile phone. Assim, ele “funciona” sem a necessidade de técnico especializado anunciar o resultado do exame realizado.

EBC

Escrito por Bonfim Notícias

Juliette Freire pede por férias e ‘cactos’ se comovem

Teresa Cristina de Bourbon-Duas Sicílias morreu de quê?