Conheça onde fica o Jalapão, saiba como chegar e quais os hotéis ou pousadas mais próximos para garantir a melhor viagem. O Jalapão é o destino perfeito para quem ama o ecoturismo, um paraíso escondido que abriga belezas jamais encontradas em outras partes do Brasil, abriga piscinas naturais de águas cristalinas, fervedouros, cachoeiras, cânions e muita arborização.
Onde fica o Jalapão
O Jalapão está situado no coração do Brasil, na região norte, precisamente no estado de Tocantins, a 350 km da capital Palmas e faz divisa com os estados da Bahia, Piauí e Maranhão. Ao contrário do que muitos pensam, não se trata de uma cidade e sim de uma região distribuída em 34 mil quilômetros quadrados e que contém 5 áreas de conservação, tendo como referência a preservação ambiental das atrações turísticas naturais.
Como chegar
Para chegar ao Jalapão é necessário primeiro desembarcar no Aeroporto de Palmas que é a cidade mais próxima e recebe voos diretos de Brasília, São Paulo e Goiânia, vindo de outros estados são necessárias conexões até a capital. Em seguida, a viagem é de carro sendo possível seguir por 195 km de estradas asfaltadas por meio da TO-050 até Porto Nacional e pela TO-255 com destino à Ponte Alta do Tocantins. Após esse ponto, o percurso acontece apenas por estradas de terra e pelo solo arenoso presente, o trajeto deve ser percorrido por carros de tração 4X4. Para chegar em Mateiros, onde se encontra a maioria dos atrativos, partindo de Ponte Alta é a TO-255. A recomendação é de não seguir pelas estradas de terra sem um guia visto que as atrações ficam em lugares isolados e a densidade demográfica é inferior a 1 habitante por quilômetro.
O que fazer em Jalapão
Viajar para o Jalapão com certeza vai lhe propiciar um novo conceito de viagem devido a tantas opções de lugares e experiências para se ter. Para você que busca sugestões sobre o que fazer no Jalapão, nós temos a resposta com os melhores lugares para visitar na sua passagem por esse paraíso escondido.
Pedra Furada
A Pedra Furada é um bloco de arenito e tem esse nome devido à formação geológica que naturalmente esculpiu furos enormes na paisagem, é um destino muito procurado pelos turistas que buscam uma vista ampla da região do serrado de onde é possível admirar o Morro do Chapéu. O lugar passa a sensação de estar atravessando por portais e para contemplar essa aventura é necessário fazer uma trilha leve, a partir dos primeiros 100 metros é possível contemplar o primeiro portal, mas para ter a melhor visão que esse ponto oferece é só subir mais um pouco até a parte chamada “Janela” que inclusive é uma ótima opção de lugar para ver o pôr-do-sol.
Fervedouro dos Buritis
A região do Jalapão possui muitos fervedouros mas esse em específico é o queridinho das redes sociais, o Fervedouro dos Buritis é cercado de ramificações verdes que visto de cima apresenta um formato de coração. A água é cristalina e o lugar é surpreendente, no entanto, por medidas de preservação do ambiente são tomadas algumas precauções como a proibição de uso de protetor solar ou repelente para não poluir a água e os permanência de até 20 minutos por grupo.
Cachoeira do Lajeado
Para ter acesso à cachoeira é preciso fazer uma trilha descendo, isso porque ela fica localizada numa baixa. O cenário magnífico das águas correntes permite desfrutar de um banho relaxante e de um mergulho em sua área profunda, mas a aventura não acaba por aí, o retorno não é feito pela mesma trilha que foi percorrida inicialmente e sim pela própria cachoeira, a subida pelos degraus naturais moldados pela queda d’água proporcionam uma experiência e tanto para os aventureiros.
Lagoa do Japonês
A Lagoa do Japonês possui águas de cor verde esmeralda e tem acesso facilitado por meio de um deck, esse é o ponto turístico ideal para quem ama mergulhar e fazer fotos subaquáticas, no entanto, a dica de ouro desse lugar fica mais adiante, por meio de um passeio de barco ou até nadando, é possível explorar as grutas escondidas e à medida que se avança em direção a elas, a coloração das águas se modifica e vai assumindo tons de azul piscina. As grutas possuem uma beleza digna de sonhos, somada à formação das pedras com árvores no alto, é tido pelos turistas como um lugar para renovar as energias.
Hospedagem
Se tratando de hospedagem no Jalapão, você vai poder desfrutar de acomodações ambientadas na tranquilidade e sossego da natureza, são habitações minimalistas e aconchegantes que apresentam o clima rústico da região promovendo um descanso acolhedor após tantas rotas percorridas.
Pousada Cristal Dourado
A Pousada Cristal Dourado fica situada a 1,7 km de Mateiros , uma das melhores localizações. A acomodação dispõe de quartos família, estacionamento privativo gratuito, restaurante, bar e lounge compartilhado além de um jardim e uma piscina. No café da manhã você encontrará um buffet que é servido diariamente. Os quartos possuem banheiro privativo, TV de tela plana e são equipados com ar-condicionado. Sua avaliação no Booking.com é de 9.3.
Pousada Beira Rio
A Pousada Beira Rio fica localizada a 7 km de Ponte Alta do Tocantins e possui restaurante com buffet no café da manhã, bar, lounge compartilhado e estacionamento gratuito. Os quartos incluem TV de tela plana e banheiro privativo. Da varanda do quarto é possível ter uma vista um vista relaxante do lago e na recepção você poderá encontrar orientações sobre a região. Está avaliada no Booking.com com nota 8.2.
Pousada Cristal
A Pousada Cristal dispõe de Wi-fi gratuito por toda a sua extensão, varanda térrea em todos os quartos incluindo quartos família, nos quartos você também encontrará TV de tela plana, ar-condicionado e banheiro privativo. Um buffet de café da manhã é servido diariamente. Esta acomodação fica localizada a 300 metros de Mateiros e tem nota avaliativa de 8.8 no Booking.com.
O Jalapão é repleto de atrativos, não é mesmo? Não perca a oportunidade de conhecer esse lugar fantástico e mergulhar em umas das paisagens mais belas do Tocantins. Esperamos que tenha gostado das nossas sugestões, fique por dentro das nossas próximas dicas de viagens.