no

O teletrabalho remoto age mais repetitivo será destinado as pessoas tinha ensino premium

Profissionais com diploma universitário têm 23% mais possibilities de trabalhar remotamente do que pessoas com ensino essential incompleto. Essa foi uma das conclusões do estudo Visão Geral do Trabalho Remoto no Brasil e nos Estados brasileiros durante a pandemia de Covid-19, realizado pelos pesquisadores do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Geraldo Góes, Felipe Martins e José Antônio Nascimento .

O estudo analisa dados mensais sobre sexo, raça / cor, escolaridade, idade, setor de atividade, percentual da massa de rendimentos por atividade econômica para o Brasil e em cada dos estados brasileiros registrados de maio a novembro de 2020, período em que O Instituto de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou os dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Famílias (PNAD) Covid-19.

“Poucos países do mundo que conhecemos, como Inglaterra e Índia, realizaram essa pesquisa durante a pandemia. “Assim, podemos contar com aquelas pessoas que realizaram um trabalho remoto eficiente, e não apenas em termos de probabilidade”, disse o pesquisador Geraldo Góes em entrevista à Agência Brasil.

A análise do Ipea mostrou que 7,3 milhões de pessoas trabalharam à distância no Brasil de maio a novembro de 2020. O número representa 9,2% da população ocupada e não ocupada, representando 17,4% de sua massa de rendimentos gerada pelo trabalho.

O perfil médio dos trabalhadores de office em novembro de 2020 é principalmente de mulheres (57,8%), brancos (65,3%), com ensino premium completo (76%), na faixa etária de 30 a 39 anos (31,9%) e, por fim, são empregadas no setor privado (61,1%).

Pesquisadores estimam que ser mulher aumenta em 1,5% as possibilities de trabalhar remotamente em relação aos homens. Em termos de raça / cor, ser branco aumenta em 2,3% as possibilities de ter escritório em casa em relação aos . Se a pessoa trabalha no serviço público, as possibilities de estar à distância aumentam em 14% em relação às pessoas que exercem atividade agrícola. Os trabalhadores informais têm 0,8% menos probabilidade de trabalhar à distância do que aqueles que trabalham formalmente.

Recomendado:  A campanha nacional de multivacinação começa hoje

Para os pesquisadores, é importante notar que trabalhadores em atividades menos especializadas, como trabalhadores agrícolas, artesãos, operadores de máquinas, vendedores e comerciantes, não trabalhavam de fato à distância. O mesmo vale para integrantes das Forças Armadas, policiais militares e bombeiros militares. “Simplesmente veio ao nosso conhecimento então. Há muito pouca chance de realizar trabalho remoto. O setor que menos pode ter é a agricultura. “Você tem que estar lá e lidar com a terra”, disse ele.

Regiões

Do ponto de panorama local, a pesquisa constatou que as pessoas que vivem no sudeste têm 5,6% mais possibilities de trabalhar em casa do que as que vivem no norte. Os pesquisadores também constataram que, nos fatores individuais, ocupacionais e regionais, as mulheres brancas, com ensino premium completo, trabalhando no setor público, com carteira assinada e no Sudeste, tinham 47,2% mais possibilities de trabalhar meio período do que os homens, , com ensino essential insuficiente, trabalham na agricultura, com trabalho casual e residem na região Norte do país.

“Percebemos que, para os estados do Brasil, aqueles com maior renda per capita são aqueles com maior probabilidade de afastamento do trabalho”, disse o pesquisador.

O estudo apresentou dados inéditos sobre a massa de renda por atividade econômica em cada estado do Brasil. No Distrito Federal (DF), o maior percentual de pessoas trabalhando em domicílio (20%) representou 32,7% do overall da renda efetivamente recebida pelas pessoas que trabalham no DF.

Por outro lado, no Pará, que apresentava a menor proporção da população ocupada de longa distância (3,1%), essas pessoas respondiam por 6,9% do overall da renda efetivamente recebida pelos ocupados no estado. “Basicamente, a economia do estado de Paris é minério de ferro, que é um negócio de curta distância”, disse Goes.

Recomendado:  Brasil recebe lote de 4,5 milhões de dosages da vacina da Pfizer

Os pesquisadores entendem que esses resultados mostram a desigualdade no teletrabalho entre os estados do Brasil. “O tipo de trabalho formal é aquele que tem mais condições de fornecer ao funcionário um computador, uma máquina, serviços de informática, que permitem o trabalho remoto”, disse.

De acordo com Geraldo Góes, embora cerca de quinto dos funcionários exerçam atividades à distância, pouco menos de 10% trabalhavam remotamente em novembro de 2020, segundo os últimos dados da Pnad Covid-19.

Porém, segundo ele, o Brasil não está mal no ranking dos 87 países que têm capacidade para teletrabalho. “Em comparação com outros países, a posição do Brasil não é muito ruim, não. Estas são as características do teletrabalho. “No ranking, o Brasil está em 45º lugar entre 87 países”, acrescentou.

permanência

O pesquisador acrescentou que o número de pessoas trabalhando remotamente deve diminuir com o avanço da flexibilidade e da vacinação e da redução da distância social, mas não acredita que ela retornará aos níveis anteriores à pandemia.

“Os estudos mostram claramente que eles estão diminuindo, mas acreditamos que não cairá para o nível pré-pandêmico. A experiência tem demonstrado que vários são os fatores que podem influenciar as empresas a continuarem o teletrabalho, por exemplo, reduzindo custos com aluguer de máquinas e espaço físico, realocando trabalhadores, em alguns casos aumentando a produtividade, por isso acreditamos que “O número vai diminuir mas não chegar ao nível pré-pandêmico ”, observou.

procurar

Góes defendeu que a Pnad Contínua poderia incluir no seu questionário questões que pudessem, de certa forma, avaliar este novo tipo de trabalho: “Seria importante que a Pnad Contínua tivesse este tipo de pesquisa”, disse, lembrando que a Pnad Covid-19 age também realizada separadamente, coletando dados remotamente.

Recomendado:  InfoGripe vê a estabilidade dos casos no nível mais baixo da pandemia

EBC

Escrito por Bonfim Notícias

Caixa paga 7ª parcela para novos grupos do público em geral

Mãe de Augusto não autoriza seu casamento com a Princesa Leopoldina