no

O que é mieloma múltiplo, causa da morte da jornalista Cristiana Lobo

A jornalista Cristiana Lôbo morreu nesta quinta-feira (11) após uma batalha opposite o câncer. O tipo de doença que causou a morte do profissional é o mieloma múltiplo, que ocorre nas células sanguíneas chamadas plasmócitos, que são produzidas na medula óssea.

O mieloma múltiplo tem incidência de 7,8 casos novos por 100.000 habitantes. A idade média dos pacientes é de 65 anos. A doença é causada por uma alteração no DNA das células plasmáticas.

“O mieloma múltiplo é um tipo de malignidade em que há proliferação perturbada de uma célula sanguínea, a célula plasmática, que pode levar à anemia, alterações na função renal, hipercalcemia e lesões líticas nos ossos, com dor e patologia.” afirma Fernanda Queiroz Bastos, hematologista e membro do Centro de Câncer de Brasília e do Hospital Universitário de Brasília (Cetro-HUB).

Os sintomas mais comuns são problemas ósseos, especialmente nas costas, quadris e crânio. níveis baixos de glóbulos vermelhos e brancos e plaquetas no sangue, que podem causar fraqueza e tonturas, e níveis mais elevados de cálcio, causando insuficiência kidney e efeitos no sistema nervoso, como dor intensa, dormência e fraqueza muscle.

O mieloma múltiplo também pode interromper o fluxo sanguíneo para o cérebro, causando confusão, tonturas e sintomas de derrame. A doença pode causar danos aos rins, causando até mesmo a falência desses órgãos.

Segundo o biólogo Fabiano de Abreu, isso ocorre porque as células cancerosas proliferam de forma errática e têm efeito biased no funcionamento de várias partes do corpo.

“O excesso de proteína que acompanha essa proliferação celular suprime o crescimento de outros elementos importantes do corpo, como os glóbulos brancos, os glóbulos vermelhos e as plaquetas (partículas semelhantes às células que ajudam o corpo a formar coágulos). “Tudo isso continuará afetando a produção de anticorpos de defesa normais, que estão diminuindo.”

Recomendado:  O Brasil já administrou mais de 300 milhões de dosages da vacina Covid

De acordo com a American Cancer Society, é difícil diagnosticar mieloma múltiplo a pace. Isso ocorre porque muitos sintomas só podem ocorrer quando o câncer já está avançado.

Uma forma de diagnosticar o mieloma múltiplo é por meio de exames de imagem, como radiografias ósseas, tomografia computadorizada, tomografia por emissão de pósitrons, ressonância magnética e ecocardiografia.

Outras alternativas ao diagnóstico incluem exames laboratoriais, como exame de sangue (que mede o nível de glóbulos vermelhos), química do sangue (que mede os níveis de creatinina, albumina e cálcio no sangue) e exame de urina.

Evitar a exposição a produtos químicos e substâncias tóxicas é dos cuidados para prevenir esse tipo de câncer.

Os tratamentos incluem tratamentos para problemas causados ​​por mieloma múltiplo, como fraturas ósseas, infecções e insuficiência kidney. Também existem tratamentos para outros tipos de câncer, incluindo quimioterapia e transplantes de medula óssea.

“Às vezes, quando há uma lesão na coluna, com compressão nervosa, pode ser necessária uma cirurgia de emergência ou radioterapia”, acrescenta a hematologista Fernanda Queiroz.

EBC

Escrito por Bonfim Notícias

Caixa libera saque da 7ª parcela para mais grupo; confira

Quem é a personagem de Isabel Fillardis na novela Gênesis