no

o que é, a quem se destina e como funciona o benefício

O programa Garantia-Safra é uma ação do Pronaf (Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar) voltada para os agricultores familiares dos estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais e Espírito Santo.

O principal objetivo do programa é ajudar os agricultores que sofrem com quebras sistemáticas de safra devido à seca ou ao excesso de chuvas.

Garantia de colheita: quem pode obtê-la?

O programa visa garantir a segurança alimentar das famílias que dependem da agricultura de pequena escala, mas passam por situações complicadas que levam à quebra de safra. Para receber o benefício, o agricultor deve ter uma renda mensal de até salário mínimo e meio se a produção apresentar perda de 50% ou mais.

Normalmente são feitos repasses de R $ 850,00 por ano, parcelados em cinco parcelas de R $ 170,00. No entanto, durante o período pandêmico, a transferência foi feita em uma única parcela.

Atualmente, o programa conta com cerca de 630 mil agricultores cadastrados em 10 estados brasileiros, nos nove estados do Nordeste e em Minas Gerais (região norte do estado).

Para participar da garantia da safra é preciso que os estados
Municípios e agricultores participam do programa. Para tanto, o prazo de adesão deverá ser apresentado até o início da reunião ordinária do comitê administrativo de cada estado participante.

Garantia de colheita no Estado da Bahia

Na Bahia, o programa é coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Superintendência da Agricultura Familiar e com apoio da Bahiater.

A ajuda é concedida aos agricultores do estado da Bahia que perderam uma produção de algodão, mandioca, milho, feijão e arroz de 50% ou mais.

Para participar do programa, o agricultor deve entrar em contato com o serviço de agricultura urbana mais próximo ou com o sindicato dos trabalhadores rurais.

Escrito por Bonfim Notícias

Final de Império: o que acontece com a família do comendador

Ex-Big Brother Brasil Rodrigão supostamente teria traído Adriana Sant’anna com atriz