no

Minirreforma trabalhista, que afeta FGTS e INSS, pode voltar a ser discutida

A reforma trabalhista foi rejeitada recentemente pelo Senado Federal. No entanto, o ministro do Trabalho e Assuntos Sociais, Onyx Lorenzoni, não desistiu de recebê-los. As mudanças propostas incluem a criação de novos arranjos contratuais para o empregado, afetando o FGTS e o INSS.

Vale lembrar que a minirreforma trabalhista, antes de ser rejeitada pelo Senado, passou pela Câmara dos Deputados. Porém, após críticas de especialistas da região e também de sindicatos, o Senado não aprovou o projeto e ele foi proibido.

Mini-reforma trabalhista não ficou na pauta do governo

Em debate na Comissão de Trabalho, Administração e Função Pública da Câmara dos Deputados, Onyx disse que a CLT está inibindo novas contratações. “A CLT é uma importante parede de proteção para o trabalhador. […] O mesmo muro é um obstáculo à entrada no mercado de trabalho ”.

Além disso, o governo continuará lutando por mudanças na legislação trabalhista. “Isso não significa que vamos desistir dos programas que existiam [no pacote] acrescentou ”, comentou o Ministro na terça-feira, 14 de setembro.

Qual foi o mini projeto de reforma trabalhista?

O projeto de minirreforma do trabalho, rejeitado pelo Senado, previa a criação de novas formas de inserção profissional. Ao mesmo tempo, os trabalhadores careceriam de muitos dos direitos que a CLT prevê, como o INSS e o FGTS.

Para se ter uma ideia dos três programas apresentados pelo governo no âmbito da minirreforma, apenas a prioridade (programa de primeira oportunidade e reinserção laboral) dava ao trabalhador uma garantia de emprego. Os outros funcionariam de forma semelhante a um estágio ou programa de qualificação.

De todo o governo, o requipe (sistema de qualificação profissional) é o mais defendido. Ele daria uma bolsa de R $ 550 por mês e voltaria para os jovens desempregados. Após um ano, a pessoa teria direito a uma pausa de 30 dias. Não haveria décimo terceiro e não haveria FGTS.

Escrito por Bonfim Notícias

Campo Formoso continua sem delegado e vereador diz que a culpa é dos delegados.

Liliana morre na novela Amores Verdadeiros?