no

Leopoldina de Nos Tempos do Imperador e de Novo Mundo: quem é quem

Na história do Brasil, duas mulheres da família real se chamaram Leopoldina e estavam diretamente ligadas a Dom Pedro II, o que pode causar certa confusão. A Leopoldina de Nos Tempos do Imperador é uma princesa e a apresentada no Novo Mundo, antecessora da atual produção das seis, foi a consorte Imperatriz. Qual a diferença entre eles e o que é cada um de Dom Pedro II? Calma, vamos explicar tudo para você!

Princesa Leopoldina de Em tempos do imperador

leopoldina no romance na época do imperador
Atrizes de Nos Tempos do Imperador interpretam princesas em diferentes palcos Foto: TV Globo

O papel das atrizes Melissa Nóbrega (criança) e Bruna Griphao (adulta) é sobre a Princesa Leopoldina de Bragança, filha de Dom Pedro II (Selton Mello). O nome da menina é em homenagem à mãe do imperador, esposa de dom Pedro I.

A princesa realmente existiu na história do Brasil e renunciou ao título ao se casar com um príncipe alemão. Trocou alianças com Luis Augusto de Sachsen-Coburgo-Gota e conquistou um novo título, o de Duquesa da Saxônia.

O casamento ocorreu em 1864, e dois anos depois Leopoldina deu à luz o primeiro filho, Pedro Augusto, no romance Nos Tempos do Imperador. Ao longo dos anos teve também Augusto Leopoldo, José Fernando e Luís Gastão.

princesa leopoldina
Leopoldina posou com seu marido e primeiro filho Foto: Wikimedia Commons

A Imperatriz Leopoldina do romance Novo Mundo

Leticia Colin
A novela 2017 mostrou a avó de uma princesa, que hoje marca as 18h Foto: TV Globo

A personagem de Letícia Colin na novela anterior Em tempos do imperador não é a mesma Leopoldina. A imperatriz casou-se com D. Pedro I e deu à luz D. Pedro II, avó da princesa, interpretada por Bruna Gripão na série das seis.

A imperatriz austríaca chamava-se Maria Leopoldina e era parente da rainha da França Maria Antonieta, sua tia-avó.

O romance Novo Tempo mostra a relação de Maria Leopoldina, na pele de Letícia Colin, com o Imperador Dom Pedro, interpretado por Caio Castro. A atração mostrou o nascimento de Dom Pedro II, mas na série 2017 ele falhou na fase do bebê, agora em 2021 o monarca é o protagonista da trama de Thereza Falcão e Alessandro Marson.

Recomendado:  Nos paces do Imperador: Pierre de Orléans casou com quem?

Maria Leopoldina viveu no Brasil apenas 9 anos, veio para cá aos 20 e morreu aos 29.

Dom Pedro I e esposa
Pintura de Dom Pedro I e Maria Leopoldina, época em que viveu a Imperatriz. A fotografia ainda não existia. Foto: Reprodução

Leia também – Lembre-se do Fim do Novo Mundo

Escrito por Bonfim Notícias

O estado do Rio permanece com baixo risco para Covid-19, mas está em alerta

Cora vai perder o anel? José Alfredo arma plano para recuperar joia