Inspetora do Ministério da Saúde elogia a qualidade do atendimento na UPA24 durante visita ao Senhor do Bonfim – Bonfim Noticias

Inspetora do Ministério da Saúde elogia a qualidade do atendimento na UPA24 durante visita ao Senhor do Bonfim


A importância da UPA 24h de Senhor do Bonfim para a saúde pública

Ads

Desde que o Governo “Cuidar Bem, Faz Bem” passou a gerir o município no ano de 2021, a equipe técnica da secretaria de saúde vem trabalhando de forma incansável, produzindo relatórios, alimentando o sistema federal e mantendo contato frequente com o Ministério da Saúde visando qualificar ainda mais a UPA 24h de Senhor do Bonfim. Esta unidade recebe o repasse federal para manter “apenas” um médico, porém a gestão municipal mantem no mínimo dois médicos, e quando necessário um terceiro é escalado. A unidade conta também com uma equipe multidisciplinar e exames de apoio diagnóstico. Vale destacar que realizamos investimentos na infraestrutura e em equipamentos. Isso tudo com o repasse por parte do Governo Federal de apenas R$50 mil por mês.

Visita técnica do Ministério da Saúde

Na tarde desta última quinta-feira (24), recebemos a visita técnica da referência do Ministério da Saúde em relação as UPAs. Esta visita teve como objetivo consolidar os mais de dois anos de trabalho. O projeto que foi analisado presencialmente, teve como resultado o encantamento por parte da inspetora, que considerou a organização da unidade, parabenizando o processo de trabalho executado na UPA, a manutenção da estrutura e dos serviços implantados pela gestão, mesmo com recurso tão escasso. Além de potencializar a Rede de Atenção à Saúde de Senhor do Bonfim, com o elo entre a UPA e a Atenção Primária à Saúde, bem como através da relação com a Referência Hospitalar Municipal, o HDAM, e toda a Rede da Grade de Referência, com destaque para a relação do município de Senhor do Bonfim com a Rede PEBA.

Expectativas para o relatório final

A Secretaria de Saúde aguarda o relatório final da técnica do Ministério da Saúde, mesmo que durante a visita ela tenha sinalizado de forma positiva de tudo que foi visto. O relatório não analisará apenas a Qualificação da UPA, mas também a mudança do Porte desta Unidade, o que possibilitará a ampliação de recursos, assim como o aperfeiçoamento da assistência ofertada aos bonfinenses.

Ads

ASCOM – Assessoria de Comunicação

Prefeitura de Senhor do Bonfim — Cuidar bem, faz bem