Otimizando a saúde pública de Senhor do Bonfim: captação de córneas para transplante
O processo de reestruturação da saúde pública de Senhor do Bonfim ganhou mais um importante capítulo. Nesta quinta-feira, o Hospital Dom Antônio Monteiro – HDAM, através da Comissão Intra Hospitalar para Doação de Órgãos e Tecidos – CIHDOTT, realizou, pela primeira vez na história, a captação de córneas para transplante. Essa conquista representa um avanço significativo para o município, que recentemente foi credenciado e capacitou seus profissionais para atender essa demanda.
Um marco na saúde do município
Quando a família autoriza a doação, o CIHDOTT realiza a retirada do tecido ocular e encaminha para o Banco de Olhos, através da Central Estadual de Transplantes. Atualmente, existem 1.182 pessoas na fila de espera aguardando por uma córnea para voltar a enxergar. Neste dia histórico, é importante agradecer não apenas à equipe da CIHDOTT, mas também aos familiares que tiveram a nobreza de ajudar outras pessoas, mesmo em meio a um momento de grande dor e perda.
Equipe do CIHDOTT
O CIHDOTT é composto pelos seguintes profissionais:
- Karine Simas – Presidente
- Leilane Emanuelle – Coordenadora e Captadora de tecido ocular
- Larissa Borges – membro
- Kessia Vale – Assistente social
- Alexandre Maia- Psicólogo
- Rafael Ayres- Diretor Médico
A importância do diálogo familiar
No Brasil, o transplante só pode ocorrer com a autorização de um familiar do doador. Portanto, é fundamental conversar com a família sobre o desejo de ser um doador e ajudar a salvar vidas através da doação de órgãos e tecidos.
Fonte: ASCOM – Assessoria de Comunicação | Prefeitura de Senhor do Bonfim — Cuidar bem, faz bem!