no

Gênesis: Com rosto mutilado, Neferíades passa fome, pede esmola e até se prostitui

Neferíades (Dandara Albuquerque) será castigada por levantar falso testemunho contra José (Juliano Laham) em Gênesis. Depois de flagrar a mulher na cama com outro, Potifar (Val Perré) vai cortar seu nariz fora e ainda a abandonará à própria sorte. Amaldiçoada, ela sobreviverá de esmolas, catará comida do chão e até se prostituirá para não passar fome na novela bíblica.

A megera passou de todos os limites ao despencar até a prisão para espezinhar o filho de Israel (Petrônio Gontijo), detido injustamente após ser acusado de tentar estuprá-la. Ele ainda passará dois anos atrás das grades até que Deus, que na trama aparece na voz de Flávio Galvão, colocará Sheshi (Fernando Pavão) em seu caminho. 

O faraó será atormentado por um mesmo sonho todas as noites, e o hebreu será o único capaz de decifrá-los no folhetim de Camilo Pellegrini, Stephanie Ribeiro e Raphaela Castro. Ele cairá nas graças do monarca e até mesmo será nomeado governador-geral.

Cheio de inveja, Adurrá (Ricardo Lyra) alertará ao nobre que José foi preso por molestar a mulher de Potifar. Disposto a resolver a questão de uma vez por todas, Sheshi ordenará ao general que traga Neferíades na mesma hora.

O militar, porém, pegará a companheira na cama com Teruel (Amaurih Oliveira). Ele, então, a arrastará enrolada apenas em lençóis até a sala do trono para aplicar um dos piores castigos de todo o Egito —mulheres adúlteras tinham o rosto mutilado para não serem desejadas por mais nenhum homem.

Potifar (Val Perré) agride José (Juliano Laham)

Neferíades vira prostituta

Depois de ter o nariz decepado, Neferíades aparecerá suja e maltrapilha nas cenas que serão exibidas a partir do próximo dia 18. Ela usará um véu para cobrir o rosto parcialmente e, assim, conseguir convencer alguns estrangeiros a se deitar com ela em troca de alguns tostões.

O povo, porém, considerará a personagem de Dandara Albuquerque uma mulher amaldiçoada e poucos terão coragem de se aproximar. de acordo com a mitologia egípcia, uma pessoa que perder qualquer parte do corpo será proibida de entrar no mundo dos mortos –em consequência, vai se transformar em um espírito condenado a vagar entre os vivos por toda eternidade.

Recomendado:  Isabel se casou com quem? Leopoldina e irmã trocam de pretendentes

Kaires (Diogo Salles), por exemplo, vai se recusar até mesmo a dar restos de comida à vilã, com medo de também ser punido pelos deuses. “Por favor, me dá um pouco de comida. Eu estou morrendo de fome”, implorará a traíra.

“Você é uma amaldiçoada. O que quer que eu faça? Ninguém vai querer trabalhar com você. Mas se quiser, pode recolher as espigas que caem no chão e não são incluídas nos feixes”, permitirá a o agricultor.

“Mas isso é pior do que trabalho escravo! Já fui rica. Não vou me submeter a uma coisa tão baixa”, reclamará Neferíades. “Se era mesmo rica, o que está fazendo aqui? Por que teve o nariz arrancado? É pegar ou largar. Você pode ficar nos cantos”, dirá o homem. 

Neferíades (Dandara Albuquerque) no folhetim

Síndrome da mulher de Potifar

Neferíades realmente existiu na Bíblia e até virou uma expressão no Direito para indicar uma mulher que faz uma denúncia caluniosa para punir a pessoa que a rejeitou.

O termo Síndrome da mulher de Potifar, porém, é cada vez mais questionado dentro dos tribunais pelo seu teor machista –já que vítimas reais de abuso não os denunciam com medo de serem desacreditadas.

Gênesis é uma adaptação livre do primeiro livro da Bíblia. O folhetim é dividido em sete fases, e, atualmente, a Record exibe a sétima: José do Egito. Além dos spoilers, o Bonfim Notícias publica o resumo da novela bíblica.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros


Inscreva-se no canal do Bonfim Notícias no YouTube e veja a vídeos com revelações do que vai acontecer em Gênesis e outras novelas.

Escrito por Bonfim Notícias

Nicole assusta Gustavo ao "comemorar" internação de Dulce Maria

Após perder processo, Léo Lins volta a realizar piada gordofóbica