no

Fiocruz conclui estimativa nacional IFA da vacina covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) concluiu hoje (27) a produção dos primeiros lotes de pré-validação do Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) nacional da vacina covid-19. Os insumos agora serão submetidos a testes de domínio de qualidade no Instituto de Tecnologia em Imunobiológicos (Bio-Manguinhos) e, em seguida, encaminhados para processamento last do imunizante. O primeiro lote, concluído no início de setembro, também está sendo considerado.

Estão em produção outros dois lotes para construir o API nacional para validar o influxo produzido no Brasil: na fase de biorreação – quando as células se infectam com o vírus para proliferar – e o outro na fase de proliferação celular, quando as células proliferam em meios de cultura .

Paralelamente, os lotes estão sendo testados com a AstraZeneca, que deve confirmar se os resultados obtidos por Bio-Manguinhos estão de acordo com os recomendados pelo fornecedor da tecnologia. Posteriormente, a documentação necessária será encaminhada à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para alteração do neighborhood de produção do API no registro da vacina, requisito para a entrega de dosages nacionalizadas ao Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Fiocruz prevê que as entregas do imunizante ao IFA nacional começarão no último trimestre de 2021.

EBC

Escrito por Bonfim Notícias

prazo para enviar declaração termina em breve; veja como realizar

Caixa paga 6ª parcela para novos grupos; veja calendário completo