no

Em 2022, Auxílio Brasil pode custar quase o dobro do Bolsa Família

O novo programa de transferência de renda, Auxílio Brasil, ainda está em tramitação no Congresso e gerou prioridade para o governo. É considerado um dos braços fortes da recuperação econômica e um trampolim para uma possível reeleição do presidente e deve custar aos cofres públicos quase o dobro do atual Bolsa Família.

Se o valor do parcelamento for de R $ 300,00, o Auxílio Brasil custará R $ 61,2 bilhões e atenderá cerca de 17 milhões de famílias. O programa atual, o Bolsa Família, prevê investimentos governamentais de R $ 34,7 bilhões para a União no orçamento de 2021.

Uma das manobras para obter a aprovação do Auxílio Brasil sem restringir a lei eleitoral foi aumentar o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Assim, o valor pode atingir o valor desejado em torno de R $ 300,00.

Para finalizar e ser totalmente aprovado para o mês de novembro, a Câmara precisa aprovar uma lei especial por meio da medida provisória e uma brecha no orçamento para o próximo ano. De modo geral, o investimento do governo no novo programa pode chegar a R $ 5,1 bilhões por mês, pouco menos que o dobro dos atuais R $ 2,7 bilhões.

Um detalhe importante é que o governo está tentando reduzir a fila de espera dos inscritos no atual Bolsa Família. Conforme já informado pela equipe econômica, as pessoas cadastradas nesta fila serão automaticamente adicionadas ao Auxílio Brasil.

Fim das decisões do tribunal

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já sinalizou que fará o possível para agilizar as discussões, tanto na MP, que cria o Auxílio Brasil, quanto na Lei Orçamentária Anual – LOA. Um dos conflitos diz respeito à questão do precatório, que serviria como uma das justificativas financeiras para o custeio do programa.

Recomendado:  Em São Paulo, conta de luz poderá ser paga com o cartão de crédito

A própria equipe de economia destacou, por meio do ministro da Economia, Paulo Guedes, que o pagamento da pré-escola ajudaria no suplemento orçamentário em 2022. Por outro lado, há uma ala que possui um ensaio de “Padrão” na proposta do governo. Até que esse impasse seja resolvido, muito do governo ficará indefinido.

Escrito por Bonfim Notícias

RELIGIÃO: COMUNIDADE DE CRISTO REI NA GAMBOA CELEBRA 7ª FESTA DE SÃO MIGUEL ARCANJO

ALUNOS DA TEAM VUGNER SILVA NOVA UNIÃO DISPUTARÃO CAMPEONATO BRASILEIRO DE JIU-JITSU NO RIO DE JANEIRO