no

Diabéticos podem receber benefício do INSS, como auxílio-doença e aposentadoria

Em abril de 2021, a Sociedade Brasileira de Diabetes publicou fato preocupante. Existem 12 milhões de pacientes com diabetes mellitus no Brasil. O que muitos desses portadores não sabem é que podem receber benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) se necessário.

Algumas doenças fazem com que o funcionário não possa mais exercer sua função. Nesse caso, é importante saber que o empregado pode reivindicar o benefício a que tem direito. Os diabéticos que se tornam incapazes de trabalhar à medida que a doença progride podem se inscrever para benefícios sociais.

Entre as vantagens podemos citar:

  • Auxílio-doença (concedido aos empregados com seguro mínimo de 12 meses, além da invalidez para o trabalho há mais de 15 dias corridos);
  • Assistência a acidentes;
  • Pensão por invalidez (concedida se o trabalhador deixar de exercer as suas funções por motivo de doença).
  • No caso de auxílio-doença, o paciente em tratamento de diabetes mellitus não poderá trabalhar por período premium a 15 dias, para garantir sua plena recuperação.
    Lembre-se que o diabético deve primeiro provar que precisa realizar o tratamento.

    Isso é verificado pelo laudo médico do INSS. É importante que o funcionário leve consigo todos os relatórios e documentos que comprovem a doença e a necessidade de tratamento. O direito à assistência em acidentes é concedido aos tomadores de seguros que adquiram danos emergentes permanentes causados ​​por acidente ou doença.

    Essas sequelas limitam a capacidade do trabalhador de desempenhar sua função. É importante ressaltar, ainda, que em todos os casos citados de reclamações de benefícios, o parecer médico do INSS deve ser encaminhado.

    O planejamento da perícia pode ser feito em usar Meu INSS ou pelo telefone 135, de segunda a sábado das 7h às 22h

    Escrito por Bonfim Notícias

    Yasmin Brunet manda indireta para sogra e recebe apoio de fãs

    Em Gênesis, Sheshi cai em armadilha de Apepi ao tentar salvar filho: ‘Crocodilos’