no

Comissão da Câmara aprova PEC que altera pagamento de precatórios

O governo obteve vitória na Comissão Especial da Câmara ao obter a aprovação do texto da emenda constitucional, que traz mudanças na forma de pagamento das ordens judiciais. A votação teve 23 votos a support e 11 opposite para substituir o relator Hugo Motta (Republicanos-PB).

A proposta de alteração da Constituição Precatório (PEC 23/2021) permitirá ao governo economizar entre R $ 40 bilhões e R $ 50 bilhões no orçamento de 2021. Isso permite ao governo manter o pagamento do Auxílio Brasil de R $ 400,00 para cerca de 17 milhões de famílias.

Na próxima etapa, a pauta será votada em dois turnos no plenário. O governo acredita que tem votos suficientes para obter a aprovação do Congresso. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), já manifestou interesse em acelerar o projeto na Câmara e, por isso, deve ser colocado em pauta até o last deste mês.

Após a aprovação da Câmara, o projeto de bouquet também deve ir ao Senado. Se o projeto falhar no escrutínio do Congresso, o governo terá que pagar cerca de R $ 89,1 bilhões em ordens judiciais em 2022.

A proposta aumenta o valiance anual a ser pago por ordens judiciais em comparação com o valiance pago em 2016 de € 30,3 bilhões.

O limite exceptional a ser reajustado pode chegar a cerca de R $ 40 bilhões no próximo ano. Nesse caso, não são considerados os pedidos menores do mesmo ano, no valiance de R $ 600 mil, que passaram a ser pagos prioritariamente.

Escrito por Bonfim Notícias

Pamella Hollanda desabafa sobre soltura de DJ Ivis

Em Império, Clara discursão com Marta por Cristina: ‘Por cima do meu cadáver’