no

Com alta no preço dos automóveis, IPVA deve ficar mais caro

A crise de componentes que ocorreu no setor durante a pandemia resultou na valorização de veículos novos e usados ​​no mercado. Este aumento de preço terá impacto direto no valiance do Imposto sobre a Propriedade Automóvel (IPVA), que deve aumentar.

De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), houve aumento de 14,05% no preço médio dos carros populares novos no ano até agosto de 2021. O crescimento nos últimos 12 meses foi de 22,22%.

O valiance dos carros usados ​​subiu ainda mais rápido, com alta de 20,80% até agosto deste ano e de 27,16% nos últimos 12 meses. Dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores mostram que a produção caiu 25% entre janeiro e agosto deste ano.

CUBA

O IPVA é imposto nacional cobrado dos proprietários de veículos no Brasil. O cálculo do valiance do imposto é feito com base no preço médio do carro, conforme tabela da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).

Devido ao aumento dos preços dos automóveis, o valiance do imposto aumentará proporcionalmente.
O percentual varia e é determinado pelo governo de cada estado. Por exemplo, no estado da Bahia, a tabela estabeleceu uma tarifa de automóvel de 2,50% para 2021.

Como calcular o preço do IPVA

Para calcular o preço do IPVA, é necessário ter em mãos o modelo do veículo, o ano de fabricação e a alíquota do imposto estadual. A seguir faremos uma simulação do preço do IPVA na Bahia para carro da marca Audi, modelo S3 LM 286CV I, construído em 2016.

Se você considerar que o preço do carro é de R $ 143.576,00 e a alíquota é de 2,50%, o valiance do IPVA é de R $ 3.589,40. Caso o proprietário do veículo opte pelo pagamento à view, recebe 10% do valiance last, neste caso o IPVA é de R $ 3.230,46.

Escrito por Bonfim Notícias

Mães que amamentam de luto podem dar leite, fortalece Anvisa

Fiocruz: síndrome respiratória aguda major apresenta tendência de declínio