no

Caixa termina depósitos; veja como consultar

Cerca de 88,6 milhões de empregados receberam a distribuição de lucros do Fundo de Compensação do Trabalho (FGTS) em 2020. A Caixa Econômica Federal informou nesta terça-feira (24) que realizou depósitos nas contas vinculadas.

No dia 17, o Conselho Curador do FGTS decidiu distribuir aos trabalhadores R $ 8,129 bilhões do lucro líquido do fundo no ano passado. O montante corresponde a 96% do lucro de R $ 8,467 bilhões realizado pelo FGTS em 2020. O depósito deve ser feito até o final do mês, mas foi concluído uma semana antes do prazo.

Cálculo

O valor de referência corresponde ao saldo de cada conta em 31 de dezembro de 2020. Quem tiver mais de uma conta receberá crédito em todas elas, levando em consideração a proporcionalidade do saldo.

Para apurar a parte do lucro que será depositada, o funcionário deve multiplicar o saldo de cada conta em seu nome em 31 de dezembro do último ano por 0,01863517. Na prática, esse fator significa que o acionista receberá R $ 18,63 para cada valor remanescente de R $ 1.000. Quem tinha R $ 2.000 tem saldo de R $ 37,27, passando para R $ 93,17 será destinado as pessoas tinha R $ 5.000 ao final de 2020.

Na prática, a distribuição de lucros elevou a rentabilidade do FGTS neste ano para 4,92%, 0,4 ponto percentual acima da inflação oficial de 4,52% acumulada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2020. por ano mais a taxa de juros de referência (TR). TR foi definido como zero desde 2017.

Como consultar o saldo do FGTS

O trabalhador possui dois métodos principais de verificação do saldo do FGTS. O primeiro é o aplicativo FGTS, que está disponível para celulares Android e iOS. A segunda opção é consultar o extrato do Fundo no site da Caixa.

Caso não consiga aconselhar pela Internet, deverá dirigir-se a qualquer agência da Caixa e solicitar a fatura no balcão de atendimento. O banco também envia o extrato do FGTS a cada dois meses em papel para o endereço cadastrado. Quem mudou de residência deve procurar uma agência da Caixa ou ligar para 0800-726-0101 e informar o novo endereço.

Pagamentos FGTS

O pagamento de parte dos ganhos do FGTS não altera as regras de pagamento. O dinheiro só pode ser sacado em condições especiais, como demissões, casa própria ou doença grave. Quem aderiu no dia do aniversário de saída pode sacar parte do crédito até dois meses após o mês do nascimento, mas perde o direito ao pagamento integral do fundo em caso de rescisão injustificada.

Escrito por Bonfim Notícias

Verdades Secretas reprise: que horas começa e como assistir em 2021

Cinara Leal em Nos Tempos do Imperador: quem é a personagem?