no

A pandemia impede que mais de 1 milhão de cirurgias sejam realizadas em um ano

A pandemia covid-19 pode significar que mais de 1 milhão de cirurgias eletivas e de emergência não foram realizadas no Brasil em 2020. A estimativa é publicada em artigo publicado pelo Programa Global de Cirurgia e Mudança Social da Harvard Medical School. Na revista The Lancet Regional Health-Americas.

A pesquisa utilizou dados do DataSUS do Ministério da Saúde sobre o número de cirurgias realizadas no país de 2016 a 2020. Por meio de um modelo estatístico, a pesquisa estimou o volume cirúrgico esperado para o período pandêmico, entre março e dezembro do ano passado. ano…

Na comparação do número esperado com os dados reais fornecidos pelos estados, houve um acúmulo de mais de 1,1 milhão de cirurgias, a maioria delas (928.758) de forma seletiva, aquelas que não são consideradas urgentes.

Segundo o professor Rodrigo Vaz Ferreira, da Universidade Estadual do Amazonas, um dos coautores do estudo, o resultado é semelhante ao de outros países com grande volume de cirurgias. “Por um lado, essa diminuição é explicada pela priorização de procedimentos mais urgentes, a redistribuição de recursos e o gerenciamento dos profissionais de saúde durante a pandemia”, disse Ferreira, estudante de graduação da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

De acordo com o levantamento, estados com políticas governamentais mais rígidas para conter o vírus, como fechamento de escolas, locais de trabalho e interdição de viagens, têm conseguido manter o nível de funcionamento das cirurgias de emergência, graças à preservação de recursos e leitos, apesar dos longos atrasos na seletiva cirurgias.

“A análise desses dados pode subsidiar políticas públicas que mitiguem os efeitos desse acúmulo, além de prevenir crises futuras. “Precisamos estar preparados, para incentivar as pessoas a se vacinarem e respeitar as medidas de saúde locais, pois isso ajuda a manter o cuidado cirúrgico completo”, disse Fábio Botelho, cirurgião de trauma e pediatra da Universidade McGill.

Recomendado:  Covid-19: Vacinação avança e importação diminui no Rio de Janeiro

O estudo completo, em inglês, pode ser acessado em site da revistao

EBC

Escrito por Bonfim Notícias

VAGAS PARA SENHOR DO BONFIM EM 22/09/21

ALESSANDRA MURICY CONQUISTA VICE-CAMPEONATO SUB 23 DE CICLISMO XCO 2021