Se você já ouviu falar do FGTS Emergencial, mas não sabe como funciona o sistema ou tem direito ao benefício, saiba que veio ao lugar certo, pois no conteúdo de hoje vamos esclarecer todos os detalhes do programa!
Vale lembrar que esse benefício pode abranger milhares de trabalhadores brasileiros que têm direito a até R$ 1.045 do governo federal. Saber mais!
O que é o FGTS Emergencial?
A primeira coisa que você precisa saber em detalhes é do que se trata a saída de emergência do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço).
O serviço foi disponibilizado em 2020 com o advento da pandemia de Covid-19 como medida provisória de apoio aos brasileiros na crise.
Quem é elegível?
Todos os trabalhadores brasileiros que possuem contas ativas ou inativas filiadas ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) podem ter acesso a esse benefício.
No entanto, se o empregado receber dois FGTS, tem direito a apenas um pagamento, cujo pagamento deve seguir a ordem:
Contas bancárias vinculadas a contratos de trabalho vencidos, iniciando-se pela conta de menor saldo;
Todas as outras contas vinculadas, começando pela conta com o menor saldo.
Segundo a Caixa Econômica Federal, cerca de 60 milhões de trabalhadores terão acesso ao saque, com mais de R$ 37,8 bilhões em investimentos do governo.
Calendário do FGTS Emergencial
Em 2022, os saques emergenciais do FGTS começaram a ser pagos em janeiro e vão até o final de fevereiro de 2023. Veja abaixo mais detalhes: