PIS e PASEP – Como Consultar o Saldo, O que é, e Como funciona – Bonfim Noticias

PIS e PASEP – Como Consultar o Saldo, O que é, e Como funciona

Ads

Vamos falar de PIS! Este programa social fundamental levado a cabo pelo Regime Federal Brasileiro e em vigor desde 1970.

Se não sabe o que é, como funciona e como verificar o saldo do Programa de Adhesión Social (PIS), que também se chama bónus salarial, e que muitas pessoas continuam a desejar receber, saiba que veio ao lugar certo!

Explicaremos tudo o que precisa de saber sobre este programa essencial. Verifique as informações essenciais sobre o PIS/PASEP.

Como verificar o seu saldo PIS/PASEP?

Se quiser saber como verificar o seu equilíbrio PIS, mostrar-lhe-emos agora como verificar o seu equilíbrio PIS, passo a passo:

Ads

PASSO 1 – Entrar no site da Caixa

PASSO 2 – Ao entrar no site, terá de se registar, caso ainda não tenha uma conta. Desta forma, preencher o formulário necessário, digitando o número do CPF e clicando em REGISTRAR.

PASSO 3 – Depois de terminar o registo, deve também produzir uma palavra-passe. É com esta palavra-chave que entrará no site para consultar o seu PIS sempre que desejar.

PASSO 4 – A seguir, identifique-se e entre no portal da Caixa. Clique no separador PIS.

PASSO 5 – Se tiver direito ao PIS, o custo do benefício aparecerá.

Mas o que é o PIS?

Antes de mais, devemos salientar que o PIS é um programa muito interessante que atinge actualmente bem mais de 24 milhões de brasileiros.

Geralmente, o PIS, tal como o FGTS, é um programa ligado aos direitos laborais, ou seja, às nossas próprias condições de trabalho, quer se trate de um funcionário público ou de um trabalhador do sector privado.

Além disso, este programa é actualmente gerido pela Caixa Econômica Federal e recebe-o uma vez por ano, o que corresponde basicamente a um 14º salário.

Quem não gostaria de receber um pagamento extra a meio ou no final do ano? Com o PIS/PASEP em outros termos viáveis.

Deve também ser dito que, até 2015, o PIS/PASEP era exactamente isso, um salário mínimo extra, que era disponibilizado uma vez por ano.

Actualmente, no entanto, o SIP tem uma configuração completamente nova, sendo o custo calculado com base nos meses trabalhados no ano de referência, que é normalmente o ano anterior.

Como funciona o PIS?

O PIS é um custo “X” que vai directamente da folha de pagamentos da organização para um fundo da Caixa Econômica Federal. Por outras palavras, não é mais do que uma quota detida pelos trabalhadores, que é gerida por entidades reguladoras.

Este fundo está previsto por lei e as organizações têm de fazer o pagamento em todos os casos, porque é um direito do trabalhador assalariado.

Como retirar o PIS/PASEP?

Se verificar que existe uma parte disponível para retirada no sítio Web da Caixa, tem de seguir o calendário de pagamentos no final deste artigo, a fim de retirar o benefício.

pee

Contudo, existem certos casos excepcionais, em que terá direito a receber o benefício em qualquer altura:

Os beneficiários que estejam em conformidade com a Lei n.º 13.932/2019;

Pensionistas;

  • Pessoas com 60 anos de idade ou com mais de 60 anos;
  • Pessoas que têm um certificado de deficiência;
  • Pessoal Militar;
  • Pessoas idosas com deficiência;
  • Pessoas com cancêr;
  • Pessoas que têm SIDA;
  • Falecimento do participante;
  • Entre outros.

Tendo o perfil correcto para solicitar o saque do PIS, pode retirar o benefício de diferentes maneiras. As principais são:

Através do crédito atual, que é disponibilizado nos casos em que o trabalhador tem uma conta pessoal na Caixa e que tem um saldo positivo e mostra deslocamento nos últimos meses;

Também será possível sacar o abono salarial nos correspondentes da Caixa, tais como caixas automáticas e , desde que o Cartão de Cidadão esteja disponível.

Diretamente na agência da Caixa, perguntando ao gerente. Nesta situação, é necessário ter qualquer tipo de identificação, tais como: RG, CNH, Carteira de Trabalho, passaporte emitido no Brasil, ou mesmo no estrangeiro, bilhete de identidade militar, cartão de identificação para estrangeiros.

Calendário de pagamentos

Em 2021, a Caixa Econômica Federal já publicou o calendário oficial, que tem as datas de pagamento da prestação do PIS e do prémio salarial. Verifique abaixo os dias em que pode retirar o seu benefício: